Título: |
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÃCULOS COM MOTORISTAS OCASIONAIS PARA ENTREGAS DE LAST-MILE: UMA ABORDAGEM META-HEURÃSTICA
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Instituição: |
PONTIFÃCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
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Autor(es): |
MATHEUS OLIVEIRA MEIRIM
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador
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Data da catalogação: |
25 11:10:20.000000/09/2023 |
Tipo: |
TESE
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Idioma(s): |
INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
Referência [pt]: |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=64085@1 |
Referência [en]: |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=64085@2 |
Referência DOI: |
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64085
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Resumo:
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Nos últimos anos o comércio eletrônico tem se difundido na sociedade e a logÃstica de entrega dos produtos é um dos pilares para que este mercado mantenha o nÃvel de serviço alto e continue sendo vantajoso para o consumidor decidir por realizar a compra pela internet. O presente trabalho se destina a estudar sobre o problema de roteamento de veÃculos de entrega last-mile para e-commerce e aplicar a metaheurÃstica Iterated Local Search (ILS) visando otimizar o roteamento do trecho last-mile de encomendas realizadas em uma empresa de comércio eletrônico brasileira. Com o objetivo de encontrar rotas de menor custo para as entregas a serem realizadas, este trabalho propõe uma extensão para o Vehcile Routing Problem With Occasional Drivers (VRPOD),considerando frota heterogênea e motoristas ocasionais realizando o transporte de mais de uma entrega. Para a aplicação do método foram utilizados dados fornecidos por uma empresa de e-commerce que foram devidamente anonimizados de forma a não ser possÃvel identificar a empresa e nem os clientes, respeitando os princÃpios éticos. Foram utilizadas 121 instâncias, sendo a menor com um vértice e a maior com 344. Os resultados do modelo proposto são apresentados em dois cenários, primeiramente considerando que o roteamento é realizado sem a utilização de motoristas ocasionais. O segundo cenário considera a disponibilização de motoristas ocasionais para serem utilizados em algumas rotas. Ambos os cenários foram comparados com as rotas geradas pelo roteador existente hoje na companhia e os resultados preliminares indicam que o sem a utilização de motoristas ocasionais o ILS proposto obtém melhores soluções em 53.72 por cento das instâncias e quando os motoristas ocasionais são incorporados a rota ocorre melhoria em 76.03 por cento das instâncias utilizadas. A utilização de motoristas ocasionais também proporciona uma redução de 10.30 por cento no custo médio de roteamento.
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